SANTA MISTURA GASTRONOMIA, ARTE E EVENTOS EM JOINVILLE
Joinville precisava algo assim. Misto de gastronomia, exposição de arte, bazar e espaço de eventos de pequeno porte. O Santa Mistura completa dois anos e já é um projeto consolidado. Bela empreitada das sócias Sandra e Ludmila, com vasta experiência anterior em áreas afins.
Foram também muito felizes ao trazer para o Santa Mistura o Chef Jonni Colin com ampla formação dentro da gastronomia clássica e com prestígio na cidade, dado seu histórico anterior (lembro-me bem do Restaurante Parapluie original e depois anexo ao Mercure Platz).
O almoço executivo e o café no meio da tarde são concorridos, mas credito ao jantar, o destaque do local em Joinville. Começa pelo ambiente: um lugar que nos remete a descontração, mas sem perder o charme e a elegancia. Um exposição de arte numa parede, uma estante num canto com um produto gourmet a venda, noutro canto um artigo de decoração…livros e revistas aqui e acolá para leitura, compartilhando com adegas de vinho climatizadas distribuídas harmoniosamente pelo salão. Tudo com muito bom gosto.
Na gastronomia, pelo menos para mim, os grandes destaques do Chef Jonni Colin são o bacalhau , os peixes e frutos do mar em geral (embora jå provei seu Confit de Pato e gostei muito).
Para iniciar os trabalhos da noite com familiares,começamos por um belo espumante ,pois estávamos comemorando o casamento civil de minha filha,que antecedeu a festa religiosa em alguns dia.
A Santa Mistura é Embaixadora da Ferrari em Joinville. A casa da região do Trento, Itália, antecedeu a famosa escuderia. Aprecio demais a Ferrari Perlé Brut e a top Giulio Ferrari Brut, no Brasil distribuídos pela Decanter, da família Hermann de Blumenau. Não ficam devendo nada para os belos Champagnes.
Do Chef Jonni Colin quase sempre peço bacalhau. Mas fui de polvo e estava divino na sua textura, sabor e com aquele gosto do grelhado, no polvo e nos legumes.
Harmonizei com o branco Muros Antigos da região dos Vinhos Verdes, Portugal.
Outros pediram o Bacalhau a Lagareira, o prato do Chef ao meu ver.
Otima harmonização deste bacalhau com o branco Encruzado da região do Dão, Portugal.
Tambem saiu-se bem o Gran Reserva Chardonnay da Casa Valduga na harmonização opção de outro grupo a mesa. É um dos destaques da vinicola premium brasileira.
Outros presente optaram por pratos de carnes vermelhas, que foram muito elogiados.
Há belos tintos na Carta de Vinhos da casa para harmonizar com estes pratos mais estruturados .
Suas sobremesas também encantam, que podem ser harmonizadas, dependendo da escolha, com um branco licoroso ou um Porto.
Vale a pena conferir.
Onde?
Santa Mistura Gastronomia, Arte e Eventos
Rua Otto Bohem, 246
Fone: (047) 3025-6569
Joinville/SC